0
Área do Usuário

NOTÍCIA

AÇÃO SALVANDO VIDAS ABORDA MAIS DE 5 MIL PESSOAS NO LARGO DO ROSÁRIO

17/05/2018
COMPARTILHE:
Como parte da Campanha do Maio Amarelo a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), a Liga do Trauma da Unicamp e a EMDEC promoveram a ação “Salvando Vidas” nesta quarta-feira, 16/05, no Largo do Rosário em Campinas.
 
Participaram 23 alunos de graduação em Medicina e Enfermagem da Unicamp e PUC Campinas, além de um residente de Cirurgia do Trauma da Unicamp. O grupo distribuiu mais de cinco mil panfletos com orientações para prevenção aos eventos de trânsito. Mais de 300 pessoas foram treinadas para agir em uma situação de Parada Cardiorrespiratória, com demonstração de técnicas de Reanimação Cardio-Pulmonar (RCP).
 
O Coordenador da Campanha Maio Amarelo em Campinas, Dr. Thiago Rodrigues A. Calderan, membro da SMCC e SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), comentou que a atividade comprovou a importância do treinamento para leigos. “As pessoas leigas mesmo sem conhecimentos mais profundos de primeiros socorros conseguem fazer as manobras de reanimação. Com poucas informações é possível salvar uma vida!”.
 
O médico reforça que o RCP pode dobrar ou triplicar a chance de sobrevida da vítima se realizada de forma imediata. Sabe-se ainda que a cada minuto de demora para aplicar a manobra as chances de sobrevivida caem 10%. Além de um acidente de trânsito que em 90% dos casos (segundo OMS) são causados por fator humano, entre as situações de emergência médica em que a pessoa pode parar de respirar normalmente estão o afogamento, overdose de drogas, colapso devido a problemas respiratórios ou parada cadiáca. O RCP também pode ser aplicado intercalando com ventilação (conhecida popularmente como respiração boca a boca) e, em vítimas de todas as idades, orientado a ser feito somente com familiares e pessoas do convívio pessoal.
 
O acadêmico de medicina do 4º ano, Guilherme Santos gostou da experiência que a Campanha promove de estar em contato com a população. "Se conectar à comunidade é sempre muito revigorante. O fluxo de conhecimento parte dos dois lados e isso possibilita um amadurecimento muito grande. Do nosso lado, transformar o conhecimento técnico numa linguagem acessível é fundamental. E sentir o aprendizado, o interesse e o retorno a todos quem ensinamos foi sensacional. É o nosso conhecimento para além dos muros da universidade."
 
A residente de cirurgia do Trauma Fernanda de Freitas também participou do evento . “A experiência de trabalhar com os alunos e com a população foi demais! Curti muito poder atuar na prevenção do trauma” contou.
 
 
MÍDIA
 
O evento contou com o apoio do Instituto Terzius, SBAIT, CoBRALT e Liga do Trauma da Unicamp e PUC de Campinas. Houve grande repercussão na mídia.
 
  
 
 
  
 
 
 
 
Maio Amarelo
 
A Campanha segue com a programação. Confira e participe:
 
 
*PRÉ-CURSO “STOP THE BLEEDING”
Curso Internacional de treinamento para leigos sobre como agir na cessação do sangramento em uma situação de trauma.
Promoção: Disciplina de Cirurgia do Trauma UNICAMP, SMCC e Instituto Terzius
Data: 21/05
Horário: 2 turmas: 18-20h OU 20-22h - Vagas Limitadas
Local: SMCC
Outras   Informações: https://traumaunicamp.wixsite.com/stopthebleeding2018
 
 
 
*CURSO DE TRAUMA - PRÉ COLT
Curso para profissionais e acadêmicos da área da saúde nas áreas de medicina, enfermagem e fisioterapia
Promoção: Liga do Trauma UNICAMP
Apoio: SMCC, CoBRALT, SBAIT, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Instituto Terzius, Liga do Trauma da PUC Campinas, Liga do Trauma da São Leopoldo Mandic, Medcel
Data: 22 e 24/05
Horário: 19h00-22h30
Local: Anfiteatro 5 da FCM Unicamp
Mais informações: https://traumaunicamp.wixsite.com/cursodetrauma2018
 
 
*PEDÁGIO AMARELO
Ação educativa que busca mudar o comportamento no trânsito, com
abordagem a motoristas e pedestres com panfletos orientando sobre atitudes mais responsáveis e medidas de prevenção contra acidentes de trânsito
Organização: SMCC, Liga do Trauma da Unicamp e Disciplina de Cirurgia do Trauma da UNICAMP, EMDEC, SETRANSP, Prefeitura de Campinas
Apoio: Instituto Terzius, Liga do Trauma da PUC Campinas, Liga do Trauma da São Leopoldo Mandic
Data: 28 e 29/05
Horário: 11h00-15h00
Local: R. Delfino Cintra com Av. Franciso Glicério (próximo a SMCC)
 
 
*SIMULADO DE ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS
Evento simulado de ocorrência de trânsito para que profissionais ligados ao atendimento de emergência de diversos órgãos possam vivenciar e treinar numa situação de resgate próxima da realidade.
Organização: Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao
Traumatizado (SBAIT) em parceria com a EMDEC e Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp
Data: 29/05
Horário: às 20h
Local: abaixo do Viaduto Laurão (Avenida Moraes Sales em Campinas)
Apoio: SMCC, Liga do Trauma UNICAMP, Corpo de Bombeiros, SAMU e Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista (GRAU).
 
 
 
 
 
 
 
IMPRIMIR
FAVORITO