0
Área do Usuário

NOTÍCIA

NESTA TERÇA TEM MESA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SMCC

13/04/2018
COMPARTILHE:
A partir das 19h30 desta terça-feira, 17/04, profissionais da área de saúde e atendimento estarão reunidos na sede da Sociedade de Medicina para uma Mesa de atualizações e reflexões sobre o transtorno do especto autista.  No comando do debate está o Instituto SER com cerca de 30 anos de atuação. O instituto oferece tratamento clínico especializado e modelo educacional transdisciplinar que inclui a família, a comunidade e a sociedade.
 
 
O Instituto SER foi escolhido pela Sociedade de Medicina para ser o homenageado deste ano do Prêmio Paes Leme. O maior reconhecimento da entidade a pessoas ou entidades que prestaram serviços à comunidade. A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, anunciará oficialmente o prêmio oferecido à instituição na noite desta terça-feira durante o evento.
 
 
Interessante lembrar que Abril é o mês conhecido pela campanha “Abril Azul”, dedicada à conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por ser uma clínica-escola o Instituto SER trata e desenvolve de forma integral crianças, adolescentes e adultos com TEA. 
 
 
Entre as iniciativas programadas para o mês está o evento na sede social da SMCC com entrada gratuita. O objetivo é alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com o transtorno. Profissionais da saúde, empresas, instituições de ensino e a sociedade em geral receberão informações importantes que mostrarão como é possível desenvolver cidadãos constituídos de valores capazes de pertencer e estar devidamente incluídos na sociedade. 
 
 
Para Cláudia Dubard, terapeuta ocupacional e diretora do Instituto SER, há uma questão de urgência de identificação dos sinais de TEA e atendimentos precoces para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dessas crianças hoje e, consequentemente, no futuro, quando se tornarem adultas.
 
 
“Com o tratamento adequado e individualizado, é possível ver uma melhora significativa no comportamento da pessoa com TEA. Para isso, é necessário respeitar a personalidade, entender a história e a maneira como ela se comunica para  oferecer os devidos estímulos para seu desenvolvimento e, consequentemente, sua inclusão”, comenta Cláudia.
 
 
Pesquisas
 
Pesquisas apontam que cerca de 70 milhões de pessoas com TEA existem em todo o mundo e que uma em cada 68 crianças está dentro do Transtorno do Espectro Autista. O cenário mostra o quanto é necessário ocorrer uma intervenção capaz de incluí-los de forma efetiva e eficiente em todos os âmbitos sociais. 
 
SERVIÇO
Data: 17/04
Horário: às 19h30
Local: Rua Delfino Cintra, 63, Centro, Campinas – SP (Sede social da SMCC)
Inscrições gratuitas pelo email comunidade@institutoser.com.br
Ou pelo telefone 3272 2520

Vagas limitadas 

 

IMPRIMIR
FAVORITO