0
Área do Usuário

NOTÍCIA

MUTIRÃO DE SAÚDE SOMOU CINCO MIL PESSOAS, 750 ATENDIMENTOS EM CAMPINAS

11/04/2018
COMPARTILHE:
A ação social promovida pelo Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, entidade filantrópica e de utilidade pública municipal através do Conselho Municipal de Saúde, apresentou os resultados finais do que foi a maior Campanha de rastreamento e Prevenção da Doença Renal Crônica em 12 anos. A SMCC apoiou a campanha com o espaço para a realização da III Jornada Paulista de Prevenção e Tratamento da Doença Renal Crônica, que foi feita em 08/03, no mesmo dia do Mutirão de Saúde. 
 
Quanto aos mutirões de saúde, os eventos com o tema “Valorização, Inclusão e Empoderamento da Mulher e a Saúde dos Rins” foram promovidos no Largo do Rosário e Campo Grande. O levantamento final foi divulgado agora. Foram realizados um total de 750 atendimentos com anamnese dirigida para fatores de risco, 400 exames de glicemia , 300 exames de urina tipo 1 e 170 exames de creatinina. Orientações de saúde foram repassadas pelos voluntários para quase cinco mil pessoas. 
 
Na edição deste ano a campanha contou com o apoio da cantora Sandy que vestiu a camisa da Campanha do Dia Mundial Do Rim.  
Também participaram como voluntários os profissionais da Clínica Humanitas , Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, Laboratório Vozza, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 
 
Patrocínio da Fresenius Medical Care e apoio da MTZ produções, além das Sociedades de Especialidade SBN, SONESP e Sociedade Internacional de Nefrologia,Prefeitura Municipal de Campinas - Secretaria de Saúde e Rotary Club de Campinas. 
 
 
Percentual 
Foi constatado que 17% dos exames tinham algum grau da Doença Renal Crônica. E que 12 pessoas apresentavam hiperglicemia maior que 400 mg/dl com dores pelo corpo e não sabiam que eram diabéticas. Os casos de Hipertensão Severa foram encaminhados ao PS e UBS. Os casos crônicos e de maior gravidade estão sendo acompanhado no Instituto do Rim até conseguirem a consulta com a especialidade de Nefrologia com equipe multidisciplinar pelo SUS. 

IMPRIMIR
FAVORITO