0
Área do Usuário

NOTÍCIA

MEDICINA DO ESPORTE TEM SÉRIE DE REUNIÕES NA SMCC

10/04/2018
COMPARTILHE:

O Departamento de Medicina Esportiva da SMCC realiza o segundo encontro da série de 10 reuniões mensais programadas para este ano. A nova data é agora em 16/04, segunda-feira, na Sede Social da Sociedade de Medicina, a partir das 19h, com entrada gratuita. O tema será Rugby – Concussão, Saúde oral e Lesões da coluna.

 

O evento com caráter multidisciplinar tem sempre três temas de condições clínicas elencados para o debate que conta com a presença de profissionais, atletas, ex-atletas e médicos experientes.

 

A reunião que abriu a série foi sobre corridas. Atividade amplamente difundida nos últimos anos com o maior número de praticantes seja para recreação ou competição. Participaram além da coordenadoria do Departamento, o médico Dr. Roberto Bizaco que falou sobre Parada Cardiorrespiratória, a Prof. Dra. Daniela Oliveira Magro palestrou sobre Hidratação, Dr. Cassio Siqueira discorreu sobre a Correção do Gesto Esportivo/ Material e o Ft. Felippe Ribeiroencerrou falando sobre Avaliação funcional corrida de rua. 

 

A primeira reunião contou com a presença de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, membros da Liga da Medicina do Exercício do Esporte da FCM/UNICAMP, corredores e maratonistas

 

O coordenador do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC, Professor Dr. Sérgio Rocha Piedade, está a frente da iniciativa. “São frequentes as dúvidas relacionadas ao tipo de calçado mais adequado, importância da hidratação e problemas médicos relacionados a prática da corrida”.

 

A dinâmica  

O modelo das reuniões para o médico coordenador e idealizador do projeto, Dr. Sérgio Piedade, permite integrar diferentes especialidades médicas e áreas da saúde no atendimento integral ao esportista ou atleta. Até por que como o próprio médico mesmo diz nenhum esporte é isento de lesão.  

 

“As reuniões do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC têm proposta inovadora, pois oferecem interface para que outras especialidades médicas e profissionais da área de saúde. O “feedback” do público foi muito positivo e gratificante, pois confirmou a nossa expectativa, ou seja, este desenho de reunião contemplou a todos. A cada reunião “visitaremos uma modalidade esportiva” que servirá como “pano de fundo” para abordamos condições clínicas relacionadas a modalidade escolhida”, contou o médico.

A inscrições estão abertas a todos os interessados e são gratuitas. O interessado deve se inscrever na Secretaria da SMCC.

Sobre o Departamento

O Departamento de Medicina Esportiva foi criado pela nova gestão da Sociedade de Medicina (2017/2020) “A ideia é promover atividades que debatam e promovam o esporte como competição e promotor de saúde. A Medicina Esportiva tem grande espectro de atuação, onde a Traumatologia do esporte representa parcela importante, mas não a única no universo de eventos que compreendem esta especialidade” diz o Prof. Dr. Sérgio Piedade, Coordenador do Departamento.

 

IMPRIMIR
FAVORITO