0
Área do Usuário

NOTÍCIA

PUBLICIDADE MÉDICA PAUTOU 2º ENCONTRO DO "JULGAMENTO SIMULADO"

02/06/2017
COMPARTILHE:

A Série de “Julgamentos Simulados” é fruto de uma parceria do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, CREMESP -  Delegacia de Campinas  e conta com o apoio das Faculdades de Medicina de Campinas que estimulam a participação de seus alunos, conforme acordo no Fórum Regional de Capacitação Profissional na Área da Saúde, coordenado pela SMCC em setembro de 2016.

 

No novo encontro, promovido nesta quarta-feira, 31 de maio, na Sede Social da Sociedade, foi debatido o tema publicidade médica. Foi feito um novo estudo de caso real, através do qual profissionais das duas entidades simularam a existência de um “denunciado” (entidade médica) com a participação de conselheiros do CREMESP para questionamentos e análise do mérito da denúncia. Os nomes verdadeiros do processo foram preservados. A atividade exemplificou Sindicâncias realizadas pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) do CREMESP.

 

Caso Estudado

Os participantes da simulação avaliaram o envolvimento do "denunciado" cuja clínica teria exibido material publicitário fora das normas do CODAME e um cartão de crédito vinculado ao contrato de oferta de serviços de saúde.  Com ajuda da plateia, a mesa que presidiu o Julgamento Simulado apontou a preocupação com a desobediência aos acórdãos e às resoluções dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina na citada publicidade. A “Sindicância” do simulado propôs a instauração de processo ético-profissional.

 

O caso real chamou a atenção da Advogada e Estudante de Especialização de Direito Médico e Hospitalar, Taís Ferreira de Araújo. “Acho que acrescenta muito tanto para os médicos quanto para os advogados que atuam na área de defesa médica. Eu tenho participado e, tem sido bem interessante, principalmente os debates pós-eventos. Esclarece e reforça a necessidade do estudo do direito médico”, comentou a advogada.

 

Didática do Encontro

O Delegado Regional do CRM, Dr. Erik de Oliveira Piva, que esteve na mesa presidindo o encontro, explicou que os “Julgamentos Simulados” tem uma dinâmica produzida pelo centro de Bioética do CREMESP. “É um modelo didático para instruir o médico na sua atividade diária. Ainda temos Palestras e Simpósios que o Conselho proporciona; todos dentro de um modelo de educação continuada”.

 

A Vice-presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, aposta que a troca de conhecimento entre as entidades e os profissionais é fundamental para aprimoramento na conduta ética. “Estes eventos tem a finalidade de prevenção, reforçando aos médicos que algumas vezes, mesmo dentro da "correria do dia a dia" não podemos perder de vista a necessidade de escrever de forma completa o prontuário, por exemplo. A atenção às premissas éticas também pode favorecer em muito a relação médico-paciente, pontuou a médica.

 

O Diretor do Departamento, Dr. Marco Aurélio Bussacarini, adiantou que novos eventos estão programados. Parcerias com outras entidades também estão nos planos. “Queremos envolver a todos para discutir e reforçar a boa conduta médica. É fundamental que conheçam os ritos das Sindicâncias e das etapas dos processos”. 



Eventos

A série dos eventos “Julgamento Simulado” tem mais um encontro no dia 14 de junho para tratar do “abandono” ou a “falta em plantão”, a partir das 19h, também na Sede da SMCC. No primeiro encontro o assunto debatido foi o “Erro Médico”.

 

A Sociedade de Medicina de Campinas também realizou neste último mês o Fórum “Judicialização da Saúde Pública”. O Departamento de Defesa Profissional recebeu o Desembargador Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Cláudio Antônio Levada,  do Diretor da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM), Dr. Jarbas Simas e do Superintendente Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.Dr. Osvaldo Pires Simonelli.

 

Mais uma vez a SMCC,através de seu  Departamento de Defesa Profissional, se manifesta como um espaço mediador aberto ao amplo debate entre as instituições que norteiam as questões relacionadas à boa prática da medicina, dando voz às regulamentações éticas que regem nossa prática. 

 

Serviço

Inscrições Gratuitas

14 de Junho

“ABANDONO/FALTA EM PLANTÃO”.

Local: Sede Social da SMCC

(Rua Delfino Cintra, 63 – Centro/Campinas)

Contato: www.smcc.com.br ou pelo telefone: 3231-2811.

IMPRIMIR
FAVORITO