0
Área do Usuário

HISTÓRIA

 

 

 

 

Um Legado para a comunidade Médica de Campinas desde 1925

Em 19 de novembro de 1.925, trinta médicos de Campinas se reuniram no salão nobre do Centro de Ciências, Letras e Artes da cidade, com a proposta de criar a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas - SMCC. A cidade já se destacava no cenário do interior paulista, e era chegado o momento de reunir a classe médica na região de forma organizada e consistente, tendo como proposta agregar os médicos da cidade e região, e o fomento dos estudos e das discussões científicas entre eles de forma consistente e contínua.

Os primeiros trabalhos foram coordenados por médicos cujos nomes são lembrados nos dias de hoje com reverência e respeito, entre os quais destacamos o Dr. Miguel de Barros Penteado, Dr. Francisco Betim Paes Leme e Dr. João Penido Burnier. No dia 1º de Dezembro de 1.925, com a eleição de sua primeira diretoria, foi oficialmente fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas que, alguns meses depois, teria sua personalidade jurídica formalizada. Nos primeiros anos, a Sociedade funcionou em uma sede provisória, situada em uma das salas da Delegacia Regional de Saúde, localizada na rua Francisco Glicério. Em 1933, firmou uma parceria com o Sindicato Médico de Campinas e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, e passaram a ser conhecidas como "Sociedades Reunidas", sediadas à rua Barão de Jaguara durante quatro anos. Logo depois, o grupo ocupou o Palacete Sant'ana, ainda na Barão de Jaguara, seguidos de outros locais nas ruas Dr. Quirino e General Osório. O último e definitivo endereço veio em 71, com a inauguração da sede própria na rua Delfino Cintra, nº 63, no Centro da cidade, onde permanece até hoje.

Ao longo de todos esses anos, a SMCC cumpriu e superou todas as expectativas que justificaram a sua criação e existência. Segundo o dr. Rui Pires, autor do livro que narra a fundação da SMCC, a sociedade viveu dois momentos distintos - o primeiro, marcado pela proposta de atualização científica e estudos para o médico que perdurou até meados de 1970, e o segundo e atual, caracterizado pelos serviços oferecidos ao associado, aumentando em muito a atuação da entidade enquanto representante e defensora dos direitos dos médicos associados em contextos diversos, intensificando a atuação e reconhecimento da classe na comunidade dessa região.

Hoje a SMCC é a entidade que atende médicos e profissionais na região de Campinas através de trabalhos voltados a formação e capacitação científica, ao estudo e discussão de assuntos pertinentes à área de Medicina e ciências afins. Além disso, a SMCC organiza e viabiliza eventos sociais para seus associados em seu momento de lazer, promovendo o networking e a união plena da classe médica de Campinas. A SMCC exerce ainda um relevante papel de mediador entre médicos e a população da cidade. Suas campanhas e iniciativas contribuem significativamente para a disseminação de uma imagem positiva do médico junto à comunidade onde atua, valorizando seu papel e importância no contexto social, e contribuindo para a aproximação e bom relacionamento do profissional com a comunidade onde atua.

[ NOTA ]

As informações deste histórico são baseadas no livro editado pelo Dr. Rui Pires sobre a fundação da SMCC.

Fundadores da SMCC
Alexandre Laroca, Azael Lobo, Celso da Silveira Rezende, Guilherme Bolliger, José Pagano Brundo, Manoel A. M. Machado, Olympio Silva Miranda, Arlindo de Lemos Júnior, Benedicto da Cunha, Clemente de Toffoli, Hermas de Carvalho Braga, José Proença Pinto de Moura
Mário Gatti, Renato Henry, Armando da Rocha Brito, Campos Carlos Penteado Stevenson
Francisco Araújo Mascarenhas, João Penido Burnier, Júlio Soares Arruda, Olympio Dias Porto.

1ª Diretoria (31/11/1926)

Presidente : Francisco Betim Paes Leme
Vice Pres. : João Penido Burnier

1º Secretário : Azael Alvares Lobo
2º Secretário : Clóvis Monteiro Peixoto

Tesoureiro : Francisco de Arruda Roso
Bibliotecário : Vicente Baptist